sexta-feira, 30 de maio de 2014

CONFORMISMO

E “C” as pessoas não fossem conformadas com tão pouco?



Quem nunca ouviu o velho “se” no discurso de inúmeras pessoas? É frequente vermos sujeitos numa posição conformista em relação a vários aspectos de sua vida, seja financeira, social, amorosa, profissional. Mas o que leva as pessoas a se conformarem afinal?
Segundo o site Conformity: Ten Timeless Influencers:

Para muitas pessoas vale tudo pra ser aceito no grupo social em que vive, inclusive negar vontades, desejos, se conformar com tão pouco, apenas pra não serem rejeitadas. Além de terem se tornado um bando de “Maria vai com as outras”, as pessoas aceitam passivamente a posição que ocupam na sociedade, daí já se tem uma mistura de coitadismo, pois quantos e quantos sujeitos poderiam viver em melhores condições se tivessem em mente que podem conquistar mais?! O problema é que as pessoas se conformaram que são pobres e não conseguem melhorar as condições financeiras, que estudam em escola pública e não tem uma educação de qualidade para ingressar em uma universidade, que não tem capacitação para ter um emprego melhor, etc.

   Uma série de fatores influencia no conformismo das pessoas:

-Tamanho do grupo;

-Status;

-Reação pública;

- Ausência de comprometimento;

Dentre esses citados acima, o que mais é responsável pelo conformismo é o tamanho do grupo. As pessoas sentem a necessidade de serem aceitas para poderem se sentir bem no meio social. Em meio ao grupo não conseguem pensar ou agir diferente dos demais temendo a rejeição, a partir daí só o que resta é baixar a cabeça e concordar com a maioria.

Se pararmos pra observar veremos o quanto às pessoas estão conformadas com a vida, com o trabalho, com os amigos, enfim, com a sociedade que consequentemente é formada por grupos. E você caro leitor, é mais um conformista no meio social em que vive?

 Por: Allyson Henrique


2 comentários:

  1. É muito conformismo para pouca vida...

    ResponderExcluir
  2. '‘... O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento...'' (John Kennedy)

    ResponderExcluir