domingo, 25 de maio de 2014

Números alarmantes e possível influência

A China e a Índia têm os mais altos índices de suicídio na atualidade, que vem chamando a atenção de pesquisadores e estudiosos. Em algumas regiões as mulheres tendem a suicidar-se mais do que os homens, ao contrário do que ocorre no resto do mundo. Seja isso por influência cultural, socioeconômica ou por desequilíbrio emocional e honra.
Segundo pesquisas  é no sul da Índia que estão as mais altas taxas de suicídio em mulheres com idade de 10 a 19, chegando a 148 por cem mil habitantes em Tamil Nadu, zona rural, enquanto os homens do mesmo grupo etário chegam a 55.
Em contrapartida, estudiosos acreditam que a mídia associada a fatores culturais, pode influenciar fortemente o ato suicida, como por exemplo, a floresta  Aokigahara, próximo ao Monte Fuji, no Japão. Após esta ser citada em uma telenovela, é possível ter influenciado para o aumento do índice de ocorrências. Logo abaixo, é possível conferir um documentário detalhado sobre a história de Aokigahara:




Os veículos de comunicação preferem não divulgar os suicídios, ao contrário dos homicídios, por exemplo. Por trás disso, acredita-se que essa divulgação influenciaria o ato do suicídio, teoria defendida por especialistas inclusive a OMS (Organização Mundial da Saúde.), que em seu guia de prevenção ao suicídio para a mídia, afirma:

“A maioria das pessoas que cogitam se suicidar são ambivalentes. Eles não têm certeza de que querem morrer. Um dos fatores que podem levar um indivíduo vulnerável ao suicídio é a publicação de suicídios na mídia. A forma como a imprensa reporta casos de suicídio pode influenciar outros suicídios.”

E você, acha que a divulgação na mídia influencia?

Bibliografia utilizada: Suicídio O Futuro Interrompido de Paula Fontenelle, 2008, editora Geração Editorial.
                Vídeo retirado do site: www.youtube.com
Por: Milena Nayane e Rosanne Roseilda

2 comentários:

  1. Acredito que as pessoas estão simplesmente "passando" por essa vida sem encontrar algum sentido nela, não é apenas por uma divulgação na mídia que alguém vai se suicidar, mas a divulgação pode sim encorajar e influenciar alguém que ja cogitara tal ato, uma vez que aquela pessoa com sentimento suicida pode se identificar com o grupo de suicidas apresentado pela mídia e tomar a decisão final rumo ao fim...

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que sim, a divulgação influencia e não deve mesmo ser feita. Tenho um outro exemplo para dar, estou lendo no momento um livro chamado ''Os sofrimentos do jovem Werther'' que conta a história de um suicida, o romance foi escrito faz muito tempo, mas na própria capa cita que ao ser publicado houve uma onda de suicídios na europa cometido por pessoas que leram o livro... Por ai podemos ver os impactos que os registros de um suicídio deixam; é lógico que alguém que não tem essa pretensão não chegará a cometer tal ato por tão pouco, mas acho muito valida a lei que proíbe a divulgação.

    ResponderExcluir