segunda-feira, 26 de maio de 2014

Impactos quantitativos: a pesquisa quantitativa no cotidiano

O método quantitativo é de fundamental importância para ter-se uma idéia de alguma situação com dados para comprovar que ela existe ou não. Nesta pesquisa abaixo, foi de muita contribuição para o estado de São Paulo perceber a violência nas escolas estaduais com professores e alunos. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. De modo geral, as pesquisas por si só, sejam elas em qualquer abordagem, representam ferramenta importantíssima no desenvolvimento de uma sociedade, tanto econômico quanto social. Como o exemplo citado, mostra a eficácia da pesquisa para procurar medidas precisas, para se obter um resultado, buscando medidas preventivas para o problema.  Essa metodologia, no presente trabalho, assim como em vários outros, foi importante, pois para analisar com precisão uma situação dada é necessário o uso de dados estatísticos e outros dados quantitativos. Essa pesquisa mostra através de métodos quantitativos, os índices alarmantes de violência contra professores em escolas estaduais em São Paulo.

Por: Rayana Borba e Raí Ramos 

Segue o link da pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, sobre o índice de violência física com professores: APEOESP

Um comentário:

  1. O método quantitativo se faz tão importante quanto o qualitativo. Em nossas últimas experiências com a pesquisa institucional que estamos desenvolvendo vendo que ambas se complementam. Não basta ter só o discurso do sujeito, nós precisamos quantificá-lo, em dados numéricos precisos para obtermos êxito total no trabalho.

    ResponderExcluir