domingo, 25 de maio de 2014

E com o tempo tudo se vai...

A palavra suicídio deriva do latim e significa sui =  si mesmo e caedes = ação de matar, ou seja, “morte de si mesmo.”
O suicídio é uma reflexão que muitos não querem enxergar hoje em dia,  por ser uma decisão inquestionável.  Segundo a definição do médico americano Edwin Schneidman, uma morte se encaixa no conceito de suicídio quando passa por seis dimensões. A) Iniciação do ato que deflagrou a morte; B) Ato em si que levou à morte; C) O desejo ou a intenção de autodestruição; D) A perda da vontade de viver; E) A motivação para estar morto; F) O conhecimento do potencial do ato de levar à morte. Por exemplo, um indivíduo em desequilíbrio mental, que chegue a tirar a própria vida, num ato de abalo emocional, não teria o desejo, motivação, consciência e o conhecimento do potencial do ato que resultaria em morte.
A sociedade fecha os olhos para a possibilidade de vir a ter um caso de suicídio na família, tentam esconder ou nem sequer falam no assunto, porque nem sempre é compreendido o lado da vítima, parte do motivo por trás do silêncio é o fato de que suicídio ainda é um tabu; as pessoas não sabem lidar com a morte voluntária.
                                                         Imagem retirada do site: www.tumblr.com

Bibliografia utilizada: Suicídio O Futuro Interrompido de Paula Fontenelle, 2008, editora Geração Editorial.
Por: Milena Nayane e Rosanne Roseilda

2 comentários:

  1. Aceitar a morte sempre foi difícil, principalmente quando se trata de suicídio. Geralmente não se sabe o motivo que levou tal sujeito a realizar o ato, e muitas vezes isso poderia ser evitado se fosse dado uma atenção maior ao assunto. Pouco se ver falar nisso, exceto quando alguém resolve se lançar de um prédio, enforcar-se, atirar contra a própria cabeça... aí rapidamente se entra em questão.
    Nós só sabemos lidar com aquilo que conhecemos, então como as pessoas vão saber lidar com a morte se as mesmas recusam-se a falar dela? É algo tão natural, mas que amedronta a muitos!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que amedronte principalmente porque não queremos perder as pessoas que amamos, mas quando essas pessoas tomam a decisão de ir embora de nossas para sempre um sentimento de não aceitação se aloja em nós. "Não podemos admitir que quem dizia que nos amava possa ter nos abandonado de uma forma tal cruel... " Talvez seja por isso que um suicídio nunca é nem imaginado de nossa parte para alguém da nossa família.

    ResponderExcluir