quinta-feira, 22 de maio de 2014

Questões éticas na pesquisa

Um filme que nos leva a uma reflexão acerca da postura do pesquisador durante a realização de uma pesquisa é "Planeta dos Macacos – A origem". Ao se realizar uma pesquisa faz-se necessário refletir qual a finalidade real do conhecimento elaborado pelo pesquisador. É preciso ter claro que toda pesquisa deve ter como objetivo a busca de um conhecimento sem benefício próprio, mas extensiva e proveitosa à humanidade. Em uma pesquisa buscamos um conhecimento que produza uma ciência passível de aplicação no cotidiano.
Em geral, a pesquisa pode oferecer riscos, por isto é necessário haver a utilização de uma legislação ética que regule a atuação do pesquisador. Observamos, no filme, a inexistência de um comitê ético que regulasse a atuação e a postura da pessoa responsável pela pesquisa, que possuía interesses próprios, o que acarretou grandes danos para a população. Muitas vezes é difícil perceber excessos durante o desenvolvimento da pesquisa, principalmente pela expectativa de êxito na obtenção dos resultados esperados, por isto mesmo precisamos utilizar o código de ética para validar os resultados em benefício geral da sociedade. Faz-se necessário, também, uma auto avaliação, questionando-se se há uma coerência ética e, caso não haja, a pesquisa deverá ser refeita.
“Enquanto estudantes e profissionais que pesquisam, precisamos apresentar sempre uma postura comprometida com o bem estar social, procurando produzir ciência, que responda as necessidades implicadas pela modernidade.” (Dhones Stalbert. Aluno de Psicologia da Unifavip)
Resta-nos uma pergunta: Até onde vai o limite entre os objetivos pessoais do pesquisador e as questões éticas implicadas na pesquisa?


Por: Roberta Rodrigues, Gabriela Florêncio, Pâmela Piccinini

2 comentários:

  1. Muito bem colocado meninas mim lembro de outro filme q complementa o texto de vcs" A Experiência ",onde se mostra a todo momento q o Dr. que estava na frente da pesquisa queria saber até onde iria chegar os comportamentos das pessoas q estavam sendo observadas naquele experimento,mesmo q fosse fora do objetivo da pesquisa e de sua ética profissional tanto q depois teve q responder ha um processo por isto.Então temos q saber separar os objetivos pessoais e a ética da pesquisa,principalmente quando lidamos com pessoas.

    ResponderExcluir
  2. O interesse sobre o assunto que o pesquisador irá fazer é uma forma de motiva-lo para que investigue mais a fundo todas as hipóteses para um conhecimento profundo e aplicável. Mas a partir do momento em que o pesquisador não mede esforços para descobrir até onde vai o limite das experiências ele perde o objetivo e se prende a uma obsessão que não o guiara a uma nova descoberta, mas a uma consequência pela sua perda de controle.

    ResponderExcluir