quinta-feira, 22 de maio de 2014

Métodos qualitativo e quantitativo

Google Imagens
O conhecimento científico é sempre uma busca de articulação entre uma teoria e a realidade empírica, o método é o fio condutor para se formular esta articulação.
A abordagem qualitativa dá um leque de possibilidades para a parte subjetiva do sujeito, pois o seu ponto de vista é aceito, mas sem deixar de lado o contexto da investigação, obtendo assim uma rica análise de dados para o pesquisador expor de forma singular. Esse método de investigação leva em consideração, para a obtenção do conhecimento científico, a realidade vivida pelo sujeito que está sendo investigado, em seu contexto social.
Com isso, esse método de investigação não terá como objetivo a busca de enumeração, instrumentos estatísticos. Pois ela é mais ampla, mais aberta, com um caráter muito subjetivo, dispondo assim de um contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo. Ou seja, um modo descritivo do significado que o sujeito dá aos fatos e a sua vida.
A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-las e analisá-las; requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. A pesquisa quantitativa é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências, como comportamentos. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística.
Ambas as abordagens são necessárias, porém, em muitas circunstâncias, insuficientes para abarcar toda a realidade observada. Portanto, elas podem e devem ser utilizadas, em tais circunstancias, como complementares, sempre que o planejamento da investigação esteja em conformidade.

Por: Rayana Borba e Raí Ramos 

2 comentários:

  1. Os métodos quantitativo e qualitativo muitas vezes são complementares, essenciais no bom desempenho de uma pesquisa. A boa execução do método garante maior segurança nos resultados

    ResponderExcluir
  2. Muitas teorias são firmadas a partir de pesquisas quantitativas e/ou qualitativas, devemos muito de nosso conhecimento a esses processos que dão estabilidade e novas visões sobre fenômenos que surgem a todo instante e que modificam a realidade.

    ResponderExcluir