sexta-feira, 30 de maio de 2014

Um adolescente em crise

Google Imagens
Não há dúvidas de que a adolescência é um período de crises, repleto de descobertas, transformações (físicas e psíquicas), onde é destacada, em vários discursos do senso comum, como uma fase difícil, muitas vezes nomeada de “aborrecencia”
Nesse momento de transição, que é a adolescência, o adolescente, assim como seus pais, precisa elaborar alguns lutos, onde os pais deixam de exercer todas as escolhas no lugar de seus filhos, e esse, por sua vez, deixa esse lugar infantil, e passa a fazer suas próprias escolhas.
Mas, sabe-se, que muitos pais não dão espaço para que o adolescente faça suas próprias escolhas, e com isso, esse passa a precisar transgredir, transgressão essa, que pode acontecer de uma forma saudável, mas muitas vezes, pode acontecer em uma ordem delinquência. 
"Os adolescentes, então, transgridem e os adultos reprimem. Por um lado, se os adultos reprimem preventivamente, impondo regras ao comportamento adolescente, eles afirmam a não maturidade dos adolescentes. Em resposta, os adolescentes serão levados a procurar maneiras violentas de impor seu reconhecimento." (Contardo Calligaris)

                                                    Adolescência período de transformações

Por: Raí Ramos, Rayana Borba e Maria Brunna



2 comentários:

  1. É essencial a presença dos pais neste processo de desenvolvimento do adolescente, claro que esta presença deve ser confirmada de tal maneira que permita ao adolescente realizar suas escolhas, e os pais estejam próximo para serem pontos de referência.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza, é como disse a professora Patricia ''Os pais não podem dirigir o barco e nem abandona-lo''

    ResponderExcluir