sábado, 24 de maio de 2014

Entre a criança “perdida” e o adulto que ainda não está “construído”

  A adolescência é uma construção sócio-cultural; cerca de um século atrás não havia tanta comoção a respeito dessa fase da vida do indivíduo. Hoje, diferentemente, a adolescência é tida como um período marcado por mudanças físicas e psíquicas, que fazem parte do desenvolvimento, e sabe-se da importância dessa fase para o amadurecimento psíquico e para a configuração da personalidade do sujeito.

A problemática adolescente começa com as mudanças corporais, com a chegada da puberdade, onde introduzem-se mudanças, de modo que o indivíduo tem que constantemente se adaptar a essas transformações, mas não existe uma idade ou um período da vida onde possa ser possível se dizer que a adolescência acabou e que o individuo já superou essa fase.

Como nos trás Blos (1998), “Os conflitos edípicos retornam na fase genital para que o que foi iniciado na infância tenha um desfecho, uma resolução, onde o adolescente, que passa por diversas modificações em todos os níveis de seu desenvolvimento, é confrontado e desafiado a “crescer”, cumprindo papéis sociais que a princípio lhe parecem confusos e aprendendo a lidar com suas pulsões e desejos, em contrapartida com os anseios e pressões da sociedade”

Vale ressaltar, que os pais, também passam por conflitos nessa fase, mas é clara a importância dessa fase do desenvolvimento do individuo, a qual merece um olhar cuidadoso por parte de todos os que cercam esse adolescente.

Outro importante conceito relativo a adolescência diz que o individuo, nesse período, está passando por alguns “lutos” (ABERASTURY, KNOBEL, 1970).

Nesse contexto, nota-se que a adolescência, embora seja uma passagem obrigatória e delicada, é uma fase igualmente criativa. Que vai de um desprendimento gradativo do ser criança e ruma com dificuldade para o adulto que virá a ser.

 Por: Raí Ramos de Moura.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado Rai o adolescente passa por diversos lutos ate chegar ao periodo de adulto,juntando a sua puberdade,o desprendimento da autoridade de seus pais,as duvidas em tudo e principalmente na profissão que ira seguir,deixando a infância para sim ser reconhecidos pelo os pais neste periodo,onde eles nao tem este reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, pois toca nos pontos importantes da adolescência que é um período um tanto quanto conturbado da vida, pois as mudanças e descobertas mexem muito com o indivíduo.

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado mesmo Rai, é pura verdade que a criatividade é algo muito abrilhantado na adolescência. Convivo com muitos deles todos os dias na escola onde trabalho e as vezes fico impressionada com a imaginação dos tais, talvez os adolescentes justamente por não estarem "nem aí" para as repreensões, conseguem dar asas a criatividade, diferente dos adultos que estão sempre presos e preoculpados com o discurso do outro em relação a ele

    ResponderExcluir